quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Governo vai distribuir documentário a favor do aborto, em escolas

Intrigado pelas informações contidas na notícia abaixo, publicada pelo jornal Zero Hora, na edição do dia 05/01/2009, fui buscar na Internet o que é exatamente esta FIOCRUZ que está financiando a filmagem do documentário O Fim do Silêncio, um filme favorável ao aborto e do qual se pretende distribuir 2 mil cópias para escolas e entidades feministas. A Fiocruz é a Fundação do Instituto Oswaldo Cruz, que nos seus objetivos iniciais estava o de salvar vidas. Agora, promove o aborto, ou seja, tirar vidas!

Veja sua história clicando aqui

5 de janeiro de 2009 | N° 15839
A FAVOR DO ABORTO
Governo vai distribuir documentário em escolas

Veja notícia no original.

A polêmica sobre a legalização do aborto, que opõe o Ministério da Saúde à Igreja e à bancada evangélica no Congresso, vai ganhar um novo capítulo.

A Fundação Oswaldo Cruz, vinculada à pasta, liberou R$ 80 mil para a filmagem do documentário O Fim do Silêncio, uma coleção de depoimentos de mulheres que interromperam a gravidez e defendem a descriminação da prática. Em fevereiro, o órgão vai distribuir gratuitamente 2 mil cópias em DVD para escolas e entidades feministas.

O projeto foi o único documentário de média-metragem selecionado no primeiro edital de vídeo da Fiocruz.

A diretora Thereza Jessouroun diz ter idealizado o roteiro ao ouvir declarações do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a favor da descriminação do aborto. De acordo com ela, a ideia se materializou após a abertura do edital da Fiocruz, cuja direção é nomeada pelo ministro.

Thereza admite que o filme “é claramente a favor do aborto”. A cineasta diz que chegou a entrevistar especialistas contrários e favoráveis à prática, como previa o projeto original, mas optou por manter apenas a participação das mulheres. A pedido da direção da Fiocruz, o material descartado será incluído nos extras do DVD.

Mesmo antes do lançamento, o filme já desperta opiniões contrárias. Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e integrante da Comissão de Vida e Família da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, critica o patrocínio da Fiocruz:

– Não me parece correto, do ponto de vista ético, financiar com dinheiro público um filme que defende posições pessoais do ministro.

Nenhum comentário: